20 junho 2007

Casanostra.

Este post tem origem numa factura abandonada, encontrada já tardiamente num casaco abandonado, ontem ao final do dia. Por vezes, por motivos profissionais, sou obrigado a levar fornecedores (em particular estrangeiros) a jantar/almoçar fora. Até aqui nada de novo, é comportamento corrente em muitas actividades profissionais. Algum tempo atrás surgiu-me um fornecedor nessa situação, italiano, que desejava “ardentemente” jantar decentemente comida da “mãe pátria”. Um pouco forçado, pois para mim comida é peixe e respectivos vizinhos, lá me coloquei em busca de escolha apropriada, tentando não defraudar o ilustre convidado. Por um rebate de memória lembrei-me de um restaurante do Bairro Alto, afamado no tema, que é o Casanostra, alvo de múltiplas referências elogiosas por diversos amigos e conhecidos. Munido da respectiva morada, lá partimos em busca do dito sítio, o italiano cheio de expectativas, eu nem tanto. Pois bem o poiso situa-se na Travessa do Poço da Cidade, ao nº 60, numa perpendicular à rua do Frágil. Local para o pequeno, com duas salas (foi o que me pareceu), ambiente jovial, empregados com boa apresentação. Até aqui tudo bem. Já sentados, abordo a lista procurando algo que me desperte a gula. Boa, têm carpaccio! Carpaccio (carne) para dois, então, seguido de “Tagliolini al Tartufo” para o anfitrião e “Botolo” para o convidado. Bom, quanto ao carpaccio, só tenho a dizer maravilhas. Estava de facto excelente, carne de boa qualidade, fiambreira bem afinada na espessura, tempero ajustado sem excesso de vinagre balsâmico ou de queijo ralado. O prato do meu amigo milanês a mim pareceu-me um simples rolo de massa cortada, recheado com espinafres e queijo, mas enfim o bicho adorou, tendo ouvido vários “bellissimos”…
Quanto ao meu, bem…era massa…polvilhada com umas supostas trufas negras e mais alguns corpos estranhos…enfim, comeu-se sem encantamentos de maior. No final, sobremesas: “Panna-cota” para o mafioso, gelado de mel para mim. Chegados a este ponto perguntei-me como era possível cobrarem-me 5 euros por duas bolas de gelado (ordinário, tipo Lidl) e quatro ameixas de conserva? Bebi mais uns golos de Cartuxa branco (2004), aliás o melhor do jantar, e pedi cafés. Conta total: 62.50 €.

Melhor: carpaccio
Pior: gelado mel
Avaliação: * (0 a ***).